Posted on

1- Tenha profissionais competentes em sua equipe. Não adianta querer implementar processos eficazes através de quem não domina as ferramentas. Colaboradores ou consultores experientes fazem a diferença nos resultados.

2- Mapeie toda a legislação ambiental ligada a sua atividade empresarial. Levante todas as leis, decretos e instruções normativas dos órgãos ambientais reguladores. A burocracia deve ser sua aliada e não vista como inimiga.

3- Tenha todo o processo produtivo de sua empresa mapeado em etapas. Um infográfico onde todos podem visualizar no quadro de avisos é um sinal de que o trabalho foi feito. Todos precisam entender o processo industrial como um todo.

4- Tenha um planejamento de resíduos sólidos sustentável. É inevitável gerarmos lixo em nossas atividades, mas a destinação que damos a ele faz toda a diferença, não apenas para o empreendimento mas para toda sociedade.

5 – A gestão ambiental anda de mãos dadas com a segurança do trabalho. O meio ambiente precisa ser protegido, mas isso só é feito por quem trabalha para a segurança de seus colaboradores.

6- Transforme a educação ambiental num hábito e não num processo burocrático que precisa ser feito. Se todos entenderem a importância do bem estar ambiental, o promoverão de maneira voluntária e íntegra.

7- Devolva ao meio ambiente o máximo que puder. Vá além das exigências normativas. Toda flora e fauna já estavam aqui antes de existirmos. Nenhuma atividade empresarial precisa entrar em conflito com a sobrevivência ambiental.

As sete dicas tentam resumir um processo de gestão ambiental eficaz. Claro que há mais detalhes do que os tratados aqui, mas consideramos cada dica como os primeiros passos iniciais.

Entre em nosso site e conheça nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *